terça-feira, 27 de dezembro de 2016


REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

    Regionalizar significa dividir em regiões ou grupo de países levando em conta as diferenças e semelhanças das diversas áreas, baseando-se nas variedades paisagísticas naturais ou na organização sociais. 
    Os espaços geográficos grandes ou pequenos podem ser regionalizados, como no caso de um bairro, dividindo-o em áreas residenciais, industriais e comerciais. Podemos ainda identificar o mundo inteiro por regiões desenvolvidas e subdesenvolvidas.
    Os países do mundo podem ser classificados e agrupados em função de sua renda nacional per capita ou por pessoa, como adotado pelo Banco Mundial, resultando em uma regionalização representando as economias classificadas como "baixa renda" e "média renda" (países em desenvolvimento) que inclui 152 países com culturas e níveis de desenvolvimento diferente.
    No decorrer da história da humanidade, as diferenças existentes no mundo eram vistas como conseqüência de climas, culturas e etnias desiguais. A partir do século XIX , surgiu a consciência de que as desigualdades na distribuição de riquezas acarretaram desigualdades econômicas e sociais entre as pessoas e as regiões do planeta. Surgem a partir daí as várias tentativas de classificar e regionalizar os países segundo características comuns e de acordo com interesses econômicos.
    Uma das clássicas formas de regionalização estão presentes em mapas que retratam os continentes, sem estabelecer as interações e interesses capitalistas que implicam em profundas alterações na construção do espaço mundial. Uma outra forma de representar o mundo se baseia em seus aspectos físicos ou naturais , é uma forma , mostrando regiões muito extensas, incapaz de mostrar as diferenciações dessas regiões.
    Atualmente essa regionalização pode ser vista por vários critérios como por exemplo , nível de industrialização, nível econômico através do Produto Nacional Bruto ou a regionalização do mundo em blocos econômicos.